segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Donas de casa desesperadas com a poupança leva à criação de blogs com dicas para economizar.

Mulheres partilham esforço de poupança
Poupar dá trabalho, mas elas fazem-no todos os dias: comparam preços, descobrem promoções, preparam prendas caseiras, aproveitam a água fria dos banhos. E não ficam por aqui – as donas de casa modernas estão invadindo a Internet com blogues anti-crise.

Através dos conselhos delas, descobrem-se as promoções em vigor nos vários supermercados, sessões de spa a preços promocionais , como entreter as crianças sem mexer na carteira ou onde cortar o cabelo sem gastar um tostão (não, não é em casa, é nas escolas de cabeleireiros).

O segredo do sucesso deste esforço de poupança, parece estar na partilha: “Ao partilhar, temos a oportunidade de aprender com as experiências dos outros e trocar ideias que nem nos tinham passado pela cabeça”, explica Rute Carréu, de 31 anos. A técnica de Recursos Humanos residente em Sintra criou o blog Tostões cá de casa, no início de Agosto, mas começou a poupança antes disso.

Depois do nascimento do filho, “sobretudo na altura de regressar ao trabalho e pagar a creche, a necessidade de poupar aumentou”, porque “recorrer ao pé-de-meia tornou-se um hábito”. Por isso, Rute e o marido decidiram mudar de vida: fazem um plano mensal do orçamento familiar, organizam as refeições para toda a semana, fazem os iogurtes, compotas, doces, bolachas, e privilegiam os produtos de marcas mais baratas.

A “insegurança profissional” foi o que levou Carla Silva, balconista de 29 anos, de Gaia, “a pensar mais” no seu futuro e no do filho. Em Junho, criou o “calateepoupa.blogspot.com” e diz que a experiência é enriquecedora: “Não só partilho como aprendo muito. É uma troca de informações”, nota, revelando que o blogue tem 300 a 400 visitas diárias.
Donas de casa dão conselhos anti-crise
 
AntiCrisePortugal é um dos blogues mais recentes. Foi criado em Setembro por 11 mulheres, algumas das quais nem se conhecem pessoalmente. Rita Quintela, uma das autoras, refere que “a idéia de criar este instrumento” surgiu num “num brainstorming virtual, no facebook, num dia em que todas choramingávamos a crise”.

Gasolina é mais atualizado

Preferiram, então, parar os lamentos e avançar com o “Anti Crise”, que tem 316 visitas diárias (desde que foi criado teve mais de 11 mil visitantes). Além das dicas, o blogue tem algumas ligações úteis: para o site www.vousair.com (guia de lazer e tempos livres) ou para os guias de compras Kuanto Kusta (onde se comparam preços de 251 lojas) e Mais Gasolina (o site online “com preços de combustíveis atualizados pela comunidade”).

Os conselhos das donas de casa não ficam por aqui: em www.organizaracasa.com, Mónica, a Dona de Casa Perfeita, dá “dicas para melhorar o funcionamento e para planejar o orçamento doméstico” e “tudo o que uma dona de casa perfeita precisa de saber".

Em saberpoupar.com, apresentam-se “dez idéias para poupar dinheiro na decoração da casa”, “22 dicas para poupar electricidade” ou “30 dicas para poupar espaço em casa”. Além destes, existem outros blogues de poupança: gestaocaseira.blogspot.com; aprendereorganizar.blogspot.com; bricolarepoupar.blogspot.com; asminhas1001ideias.blogspot.com; economiacadecasa.blogspot.com; criatividade-em-movimento.blogspot.com e multimilionario.blogspot.com, entre outros.

Traduzido de Ciencia Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário