sábado, 28 de janeiro de 2012

Waze é um GPS gratuito e social para seu smartphone (Android e Iphone)

A cada dia, sistemas de GPS veiculares têm se tornado uma necessidade para quem anda por grandes cidades ou está a passeio por um local desconhecido. São diversas as opções na App Store para o Brasil: TomTom, Sygic, Apontador, iGo… No entanto, uma delas chama a atenção por oferecer uma proposta completamente diferente: o Waze.
O Waze é na verdade uma mistura de aplicativo de navegação com comunidade. Para ser mais preciso, é um GPS social (como os próprios criadores o denominam) e possui versões para iOS (universal: iPad e iPhone), Android, Symbian e Windows Mobile.

O Waze é gratuito, mas requer um cadastro no sistema. Após instalado, basta abrir o aplicativo e dirigir pela cidade. O software é muito inteligente e envia notificações sobre o trânsito para outros usuários automaticamente, dependendo da velocidade com que você está se locomovendo. Conforme a velocidade do seu automóvel diminui (o que caracteriza um congestionamento), o Waze marca a via com uma linha vermelha — desta forma, todos os outros usuários podem evitar tal rota. Da mesma maneira, você pode ter acesso em tempo real a todas as notificações enviadas por outros usuários e fazer um melhor caminho para o seu destino.

Além dessas notificações automáticas, o usuário também pode enviar manualmente as suas próprias mais detalhadamente, incluindo notificações de acidentes ou blitzes, podendo inclusive compartilhar uma foto do acontecimento. Só de andar com o Waze aberto, já é uma grande vantagem tanto para quem usa quanto para os outros usuários da comunidade.
O Waze permite o traçado de rotas curva a curva. Basta digitar o endereço para que o aplicativo tente calcular o melhor caminho e inicie a navegação, dando todas as instruções necessárias. O grande diferencial do serviço é que o Waze não usa a base de mapas da TeleAtlas (como TomTom, Sygic e outros). Na verdade, os mapas são desenhados pelos próprios usuários (só isso já faz do Waze o primeiro software de GPS a possuir mapas da nova Marginal e do Rodoanel em São Paulo, por exemplo).

Qualquer um pode contribuir desenhando novas vias e inserindo as informações, bastando ir à opção “Gravar Novas Vias” e sair dirigindo pela cidade. O Waze vai desenhando em tempo real as ruas e avenidas conforme você dirige por elas, ou atualizando as já existentes. Esta contribuição é então enviada para um servidor online e, após a aprovação dos responsáveis pela região (que também são usuários do Waze), elas entram em vigor. Além de desenhar as ruas dirigindo por elas, o sistema ainda conta com uma ferramenta online chamada Cartouche. Nela, você pode confirmar as ruas desenhadas, comparar com o Google Maps, efetuar alterações e definir detalhes como o tipo da via (rua, avenida, estrada, etc)., a numeração, o sentido da via e as conversões permitidas.

Quanto mais usuários utilizam o sistema, melhor ele fica, e todos podem fazer sua parte, adicionando novas vias no mapa ou apenas andando pela cidade com o aplicativo aberto para que as notificações sejam enviadas. Para incentivar isso, o aplicativo conta com um sistema de pontuação, de acordo com a quantidade de quilômetros que o usuário anda e as contribuições que efetua. Você deve, enquanto dirige, coletar alguns doces no mapa, que aumentam sua pontuação e seu status.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário