Governo dos EUA pediu que a Cray crie uma supermáquina. Supercomputador será equipado com chips da AMD e da Nvidia.
O governo dos Estados Unidos solicitou à empresa Cray que crie o  computador mais rápido do mundo, batizado de "Titan". A máquina será  usada na investigação das energias do futuro, informou a empresa.
Em um comunicado divulgado na última terça-feira (11), a Cray anunciou  que firmou um acordo com o governo para melhorar o rendimento do seu  atual supercomputador, o Jaguar, que passará a se chamar Titan.
O supercomputador, que se encontra em um laboratório no Estado  norte-americano de Tennessee, será equipado com chips de última geração  da AMD e da Nvidia.
O rendimento do Titan será de 2.300.000 milhões de cálculos por  segundo, ou 2,3 petaflops –um petaflop é uma medida de velocidade de  processamento de computadores. A capacidade máquina do supercomputador  será de 10 a 20 petaflops e a previsão de lançamento está para o começo  de 2013.
Com essa velocidade, o Titan será “mais de duas vezes mais rápida e  três vezes mais eficaz em termos de energia do que o computador mais  rápido do mundo atualmente, que fica no Japão”, afirmou a Nvidia.
“O Titan será usado em uma grande variedade de projetos de  investigações importantes, incluindo o desenvolvimento de  biocombustíveis comercialmente viáveis, motores mais limpos, energia  nuclear mais segura e energia solar mais eficiente”, disse Jeff Nichols,  diretor de informática do laboratório onde o supercomputador será  criado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário