quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Computador 'mais rápido do mundo' pesquisará as energias do futuro

Governo dos EUA pediu que a Cray crie uma supermáquina. Supercomputador será equipado com chips da AMD e da Nvidia.

O governo dos Estados Unidos solicitou à empresa Cray que crie o computador mais rápido do mundo, batizado de "Titan". A máquina será usada na investigação das energias do futuro, informou a empresa.
Em um comunicado divulgado na última terça-feira (11), a Cray anunciou que firmou um acordo com o governo para melhorar o rendimento do seu atual supercomputador, o Jaguar, que passará a se chamar Titan.
O supercomputador, que se encontra em um laboratório no Estado norte-americano de Tennessee, será equipado com chips de última geração da AMD e da Nvidia.
O rendimento do Titan será de 2.300.000 milhões de cálculos por segundo, ou 2,3 petaflops –um petaflop é uma medida de velocidade de processamento de computadores. A capacidade máquina do supercomputador será de 10 a 20 petaflops e a previsão de lançamento está para o começo de 2013.
Com essa velocidade, o Titan será “mais de duas vezes mais rápida e três vezes mais eficaz em termos de energia do que o computador mais rápido do mundo atualmente, que fica no Japão”, afirmou a Nvidia.
“O Titan será usado em uma grande variedade de projetos de investigações importantes, incluindo o desenvolvimento de biocombustíveis comercialmente viáveis, motores mais limpos, energia nuclear mais segura e energia solar mais eficiente”, disse Jeff Nichols, diretor de informática do laboratório onde o supercomputador será criado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário