sábado, 29 de janeiro de 2011

Hacker cria carregador para celular movido a energia cinética

Um dos geeks mais famosos da internet, o engenheiro Benjamin Heckendorn, tem um programa acessível na rede, "The Ben Heck Show", em que apresenta diversos tipos de modificações de aparelhos. Em seu episódio mais recente, ele apresentou um carregador de celulares que funciona com energia cinética. O carregador pode ser montado por qualquer um, em casa.

O hacker, mais conhecido como Ben Heck, é famoso por suas modificações, ou modding e tem como um de seus maiores sucessos criações como o notebook feito com um PS3. Desta vez, ele decidiu agradar os donos de smartphones e, principalmente, de Androids que, segundo ele, consomem a bateria rapidamente.


Para fazer seu carregador, Heck utilizou o princípio por trás de lanternas que funcionam com um pequeno gerador de energia interno, impulsionado por uma manivela girada pelo usuário. Utilizando este tipo de tecnologia, o pequeno gerador consegue produzir facilmente 5 volts de energia, o suficiente para um conector microUSB, segundo ele.

No vídeo, ele mostra que seu sistema funciona, carregando a bateria de seu Android girando a manivela do dispositivo. Só isso, já seria uma maneira fantástica de carregar os gadgets, mas Heck decidiu ir mais longe e fez uma adaptação para que o dispositivo funcione com o movimento das pernas ao andar, para que o processo fique mais natural. De início não deu certo, já que ele conseguiu apenas cerca de 2,5 volts, mas ele espera consertar esse pequeno problema em breve.

O melhor de tudo é que o sistema todo sai por menos de U$ 10, ou cerca de R$ 17. Vídeos de outros episódios do The Ben Heck Show podem ser vistos na página Element 14, pelo link http://www.element-14.com/community/community/experts/benheck, onde os interessados podem inclusive concorrer a um carregador feito por Heck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário