terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Firefox supera Internet Explorer e assume liderança na Europa

Navegador ficou com 38,1% do mercado, enquanto o IE recuou a 37,5%. Desde março, Microsoft oferece 12 opções de browsers nos PCs novo.

Firefox 4 promete nova interface e
navegação acelerada. (Foto: Reprodução)

 O browser Firefox superou o Internet Explorer na liderança do mercado europeu de navegadores na primeira vez em que o aplicativo da Microsoft perdeu o topo do setor, afirma uma empresa de pesquisa.

Em dezembro, o browser de código aberto ficou com 38,1% do mercado europeu, enquanto a fatia do IE recuou a 37,5%. O Chrome viu sua participação crescer de 5,1% para 14,6% na comparação anual.
"Isso parece estar acontecendo porque o Chrome está roubando mercado do IE enquanto o Firefox está mantendo sua fatia", disse Aodhan Cullen, presidente-executivo da StatCounter.

"Estamos provavelmente vendo o impacto do acordo entre as autoridades da Comissão Europeia e a Microsoft, que passou a oferecer aos usuários europeus opção de escolha de browsers a partir de março do ano passado", disse Cullen.

Em dezembro de 2009, autoridades da União Europeia aceitaram oferta da Microsoft para dar aos usuários melhor acesso a browser rivais do IE, encerrando uma longa batalha em torno de legislação de proteção da concorrência. Desde o início de março, a Microsoft oferece aos europeus a opção de escolha entre 12 browsers em mais de 100 milhões de computadores novos e velhos que operam com o sistema operacional Windows.

Globalmente, a participação do IE caiu para 46,9% em dezembro, enquanto o Firefox ficou com 30,8% e o Google com 14,9%, afirma a StatCounter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário