quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

IBM prevê celulares holográficos em cinco anos

Pesquisa da empresa revela lista com possíveis realidades em um futuro próximo

A IBM tem uma tradição anual de conduzir uma enquete entre seus 3 mil pesquisadores a fim de listar cinco ideias que podem virar realidade nos próximos cinco anos. Em 2010, a previsão de conversas holográficas foi a mais citada. Ou seja, dependendo da vontade dos pesquisadores da IBM, o seu celular vai projetar uma imagem 3D de qualquer pessoa que ligar.

A projeção de imagens 3D é um tema com evolução impressionante. No Japão, uma cantora virtual projetada no palco é sucesso absoluto. Ainda na terra do Sol nascente, discute-se a possibilidade de utilizar hologramas em estádios do mundo todo na Copa de 2022. Esses são apenas alguns exemplos.

Designers já criam conceitos de celulares sem display e com holografia. É o caso do Trou, o modelo que ilustra essa notícia.

Outra aposta indicada pela pesquisa são as baterias movidas a ar (com duração 10 vezes maior). Ao invés do lítio-íon extensamente utilizado hoje, essa tecnologia aposta em materiais que só precisam de ar para recarregar. Em outros casos, aplica-se a energia cinética, como por exemplo, relógios carregados com o chacoalhar.

Softwares para monitoramento de tráfego em tempo real também estão na lista. Com algoritmos avançados, eles serão capazes de prever congestionamentos e, então, orientar os motoristas a evitar os piores caminhos.
Outra previsão envolve o aproveitamento da energia gerado por computadores e data centers. Ao invés de concentrar esforços para esfriar tudo, a ideia é aproveitar o calor - que não é pouco - para aquecer casas e escritórios.

A pesquisa não é simplesmente uma "bola de cristal". Ela serve como parâmetro de investimento em pesquisa e desenvolvimento em longo prazo. De acordo com o site Bloomberg, foram US$ 5,8 bilhões investidos no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário