Aparelho começou a ser vendido neste sábado, em Tóquio. Versões custam US$ 383 (3G e wi-fi) e US$ 318 (só com wi-fi).
O novo console portátil da Sony,
o PlayStation Vita, sucessor do PSP, chegou neste sábado (17) às lojas
do Japão, onde em plena temporada de compras natalinas concorrerá com o
Nintendo 3DS.
No começo da manhã, mais de 100 pessoas faziam fila em frente a um dos
estabelecimentos do bairro de Shibuya, em Tóquio, que marcou o
lançamento do console com uma cerimônia na qual esteve presente o
vice-presidente da Sony, Kazuo Hirai.
Também compareceu ao evento Andrew House, responsável da Sony Computer
Entertainment, a divisão de videogames do grupo, que destacou a
capacidade do novo PS Vita para "unir as pessoas em rede através da
experiência do jogo".
Com uma tela touchscreen frontal de cinco polegadas e um painel
traseiro também tátil, o PS Vita foi lançado no mercado japonês em duas
versões: uma com conexão 3G e wi-fi por 29.980 ienes (US$ 383) e outra
só com wi-fi por 24.980 ienes (US$ 318).
O novo console conta com dois controles analógicos, sensores de
movimento, câmeras traseira e dianteira e a conectividade como um de
seus principais destaques, ao permitir ao usuário interagir com jogos em
PS3 e baixar aplicativos de redes sociais como Facebook e Twitter.
Consumidores mostram os aparelhos PlayStation Vita adquirido no primeiro dia de vendas do portátil no Japão. (Foto: Kyodo News / AP Photo) |
O dispositivo, que também pode ser utilizado para reproduzir música e
vídeos e tirar fotografias, chegará aos mercados da Europa e dos Estados
Unidos em 22 de fevereiro.
No Japão, desembarcou neste sábado acompanhado de 24 novos títulos,
entre eles "Uncharted: Golden Abyss", "Dark Quest" e "Disgaea 3".
O lançamento do PS Vita intensificará a rivalidade no mercado japonês
de videogames, após a divulgação feita durante esta semana que as vendas
globais do Nintendo 3DS já ultrapassaram três milhões de unidades desde
que chegou às lojas, em fevereiro.
Por enquanto, o grupo japonês não divulgou seu objetivo de vendas para o
PS Vita, mas anunciou que as reservas do dispositivo no Japão se esgotaram em pouco tempo.
O herdeiro do PSP (que desde seu lançamento, no final de 2004, vendeu
73 milhões de unidades) é a grande aposta da Sony para avançar no
disputado terreno do lazer portátil, no qual entraram com força os
smartphones e dispositivos como o iPad, da Apple.
No ano fiscal de 2010, a Sony perdeu cerca de US$ 3,328 bilhões, e
neste ano, que termina em março de 2012, deverá ter prejuízo de US$
1,157 bilhão.