quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Companhia norueguesa cria computador ultraportátil do tamanho de um pen drive

A portabilidade não é só uma tendência, mas também uma realidade na computação atual. Laptops, tablets, netbooks... Cada vez mais os usuários querem dispositivos potentes e compactos. Mas uma empresa da Noruega levou este conceito a um nível totalmente diferente: a FXI Technologies lançou um computador do tamanho de um pen drive.
Cotton Candy. (Foto: Reprodução/ The Verge)
É isso mesmo. O Cotton Candy tem todo o hardware necessário para um PC funcionar, porém com dimensões muito inferiores a qualquer outra CPU já vista. E, como tamanho não é documento, suas especificações não deixam nada a desejar.

O processador, por exemplo, é o mesmo do Samsung Galaxy SII, o ARM Cortex 1.2 GHz, quad-core que é capaz de processar vídeo em até 1080p. Além disso, o minipc tem 1 GB de memória RAM, porta USB, conexão HDMI e ainda slot microSD para cartões de memória. Outro ponto positivo: conexões Bluetooth e Wi-Fi são suportadas. Não há um sistema operacional definido, já que o PC pode rodar diversos deles, mas em sua primeira demonstração feita pelos noruegueses, o Android 2.3 estava instalado.
E engana-se quem pensa que o produto serve “apenas” como um computador para ser ligado a um monitor. Segundo os desenvolvedores do projeto, esta é uma ótima alternativa também para quem já tem um laptop, por exemplo, mas precisa de mais memória, outros tipos de conexões ou até mesmo quer utilizar um sistema operacional diferente na sua máquina.




Fonte

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bateria “furada” dura mais e recarrega mais rápido


Em uma época onde muita gente não vive mais sem laptops e celulares, há quem pode se impacientar com as propriedades energéticas dessa tecnologia. As baterias ainda não se carregam tão rapidamente e não duram tanto quanto alguns consumidores gostariam. Mas cientistas americanos parecem ter achado uma solução para esse problema.

Pesquisadores da Universidade do Noroeste (em Chicago, Illinois), nos EUA, estão desenvolvendo um novo tipo de bateria. Essa novidade não leva, na realidade, nenhuma grande mudança em relação às tradicionais. Elas apenas são cheias de minúsculos furinhos, que aumentam a “oxigenação interna” da bateria.
 
As baterias que existem no mercado, atualmente, têm sua carga feita basicamente à base de íons de lítio. A duração e a velocidade de recarga das baterias dependem da capacidade destes íons interagirem e se movimentarem dentro da bateria. Os cientistas partiram do princípio básico de que esses íons, se fossem acelerados, permitiriam ampliação da qualidade das baterias.

E funcionou. Enquanto uma bateria normal de um telefone celular moderno, por exemplo, não dura mais de uma semana, essa “super-bateria” criada pelos cientistas foi capaz de recarregar dez vezes mais rápido, e a carga durou dez vezes mais.

Essa bateria super ionizada também é mais resistente a se “viciar”. Mesmo depois de 150 recargas, conforme testes dos pesquisadores, ela continuava sendo cinco vezes mais eficiente que o produto original. E quando teremos essa novidade disponível no mercado? De acordo com a estimativa dos cientistas, daqui a cerca de cinco anos. Ainda é necessário fazer experimentos com o dispositivo. 

sábado, 19 de novembro de 2011

Quem realmente inventou o computador?

Pesquisas indicam que o primeiro computador poderia ter sido criado no século XIX.


O inglês Alan Turing é considerado o "pai do computador", tendo mostrado ao mundo a sua invenção na década de 30. Entretanto, a primeira máquina capaz de fazer cálculos poderia ter sido inventada no século XIX, caso Charles Babbage tivesse tido condições de viabilizar o seu projeto.

A tese é defendida pelos pesquisadores do Museu de Ciência de Londres. Em suas instalações, o espaço cultural abriga os esboços desenhados por Babbage. Baseado neles, o museu planeja construir pela primeira vez a máquina que poderia ter sido o pontapé inicial da computação.

Chamada de "Difference Engine", a máquina funcionaria como uma espécie de calculadora, podendo computar grupos de números. Uma das peças necessárias para a criação do equipamento ficou pronta apenas no ano 2000 e, onze anos depois, os pesquisadores estão ansiosos para, finalmente, testar a invenção.

Caso funcione, o equipamento desenhado por Babbage ficará conhecido como aquele que poderia ter sido o primeiro computador.

Fonte

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Devo usar totalmente minha bateria do laptop antes de recarregá-lo?

Na hora de usar o laptop a pergunta que fica é sempre a mesma. Será que eu tenho que deixar meu computador carregando até o final e depois descarregá-lo completamente? Posso tirá-lo e pô-lo na fonte quantas vezes eu quiser?

Bom, os laptops costumavam rodar com baterias de níquel-cádmio, que experimenta o “efeito memória” fazendo com que elas percam a capacidade ao longo do tempo, caso elas sejam recarregadas antes de acabarem de fato. Esse não é mais o caso.

Os laptops mais recentes usam baterias de íon-lítio ou de polímeros de lítio. Descarregar repetidamente essa bateria a zero não deve mudar nada, na verdade. Ela provavelmente não irá diminuir sua vida útil e sua capacidade global.

A única situação em que você pode precisar intencionalmente fazer a descarga completa da bateria é se o medidor interno de combustível digital, que acompanha a carga da bateria e faz os relatórios em seu computador, fica fora de sintonia como resultado de um longo prazo de armazenamento ou depois de muito uso intenso. Para isso, alguns computadores têm ferramentas de calibração embutidas, mas se o seu não tiver, carregue a bateria completamente e depois execute o computador até a que ela acabe, desativando os perfis de economia de energia.

E que tal remover a bateria totalmente para mantê-la por mais tempo? Os fabricantes de laptop oferecem conselhos conflitantes.

O mais recomendado: Se o notebook fica ligado a uma tomada por meses ou anos, retire a bateria e guarde-a em local fresco, com cerca de 50% de carga. Isto é especialmente válido se o seu computador fica muito quente, já que o calor é o inimigo dos íons-lítio. Agora, se você tira o laptop da alimentação elétrica, digamos, uma vez por semana ou até mesmo uma vez por mês, deixar a bateria no lugar dela é a melhor opção, porque sistemas inteligentes de carregamento fazem com que a bateria pare de carregar quando ela se aproxima de sua capacidade plena – não há necessidade de ficar tirando.

Muitos laptops ainda mantêm o controle da idade da bateria e deixam ela abaixo da sua capacidade para ajudar a prolongar a sua vida.

Agora faça bom uso tranquilamente do seu laptop. 


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sony consegue fabricar paineis OLED HD Ready de 0,7 polegadas

Um grande avanço acaba de anunciar a Sony em termos de painéis OLED. Todos nós sabemos que essa tecnologia não compensa quando aplicada na fabricação de grandes painéis (não da pra competir com sistemas tais como o plasma ou LCD que desbancam qualquer OLED quanto a custos de produção). Já em painéis de pequeno porte é a melhor tecnologia disponível. Bem, então a Sony se pôs a trabalhar nisso, e o resultado é que acaba de apresentar o menor painel OLED do mercado e ainda, com resolução HD.
ECX322A
Com um tamanho de 0,7 polegadas, brilho de 200 cd/m² e incríveis 0,01 ms de tempo de resposta, o que mais chama a atenção é que conseguiram “colocar” nada menos que 1280 × 720 pixels em um espaço tão reduzido. Falando claramente: este é um painel HD Ready do tamanho de um selo postal. Agora a pergunta, para que pode servir semelhante invenção?

É muito simples, para visores eletrônicos de câmeras fotográficas (por exemplo, as micro quatro terços geralmente vêm sem visor óptico, de forma que esta idéia pode ser muito útil), para telas secundárias de telefones celulares, visores de câmeras de vídeo portáteis e mil aplicações mais, onde o tamanho é crítico. Mas o melhor de tudo é que estamos falando de um visor OLED (com o que proporciona em termos de consumo, fidelidade de cores e níveis de preto) a um preço com certeza acessível e que daria uma nova vida em um dispositivo. Por enquanto, as novas câmeras NEX-5N e A77 da Sony já passarão a tê-los. Aguardemos atentos como irão incorporar o visor em futuros dispositivos.
Fonte

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Google X

Uma nova iniciativa do Google tem ares de ultrassecreta. Ao que parece, a companhia vem trabalhando em ideias tidas como impossíveis em um laboratório em Mountain View, na Califórnia. Chamado de Google X, o centro tem como foco projetar o que seria a nossa tecnologia do futuro.
Google estaria trabalhando secretamente em ideias revolucionárias
 Fontes entrevistadas pelo The New York Times garantem que uma parcela muito pequena de funcionários do Google tem acesso ao laboratório. A maioria dos projetos propostos ainda está em fase conceitual, sem perspectivas de se tornar realidade. Um dos produtos pensados pelo Google X, porém, pode ser lançado ainda este ano, embora não se saiba ainda do que se trata.

Um porta-voz da empresa, Jill Hazelbaker, recusou-se a falar sobre as operações, quando questionado. Por outro lado, o funcionário fez questão de confirmar que há uma preocupação grande com a questão e que investir neste tipo de projeto é uma "parte importante do DNA do Google". Rumores ainda dão conta de que Sergey Brin, um dos cofundadores da companhia, está bastante envolvido com o laboratório.

E o que seriam esses projetos? Bem, dado o status ultrassecreto do que vem sendo feito por lá, não existe certeza. Mas as tais fontes - igualmente misteriosas - falam principalmente de robôs e de tecnologia para integração de eletrodomésticos comuns à Internet. Se tudo correr como o esperado, conheceremos uma breve parcela dessas ideias "impossíveis" em algumas semanas.

Fonte

sábado, 5 de novembro de 2011

Foxconn planeja fabricar robôs para substituir trabalhadores

Empresa construirá 'reino de robôs inteligentes' em Taiwan. Projeto deve gerar US$ 4 bilhões em valor de produção, diz agência.

Presidente Dilma Rousseff conversa com Terry Gou,
no complexo Diaoyutai, em Pequim. (Foto: Roberto
Stuckert / PR)
A Foxconn, fabricante de componentes eletrônicos para aparelhos como o iPhone e iPad, planeja construir robôs para automatizar parte do seu processo de fabricação, substituindo alguns de seus trabalhadores, segundo a agência taiwanesa Focus Taiwan.

O presidente da empresa, Terry Gou, assinou um termo de compromisso confirmando que a empresa pretende “construir um centro de robôs inteligentes e equipamentos de automação” no Central Taiwan Science Park, na cidade de Taichung, diz a agência. O termo de intenção foi assinado junto com o prefeito da cidade, Jason Hu.

Gou participou de uma cerimônia para a abertura de um centro de pesquisas para robôs inteligentes. Ele disse que será construído um “reino de robôs inteligentes" em Taichung nos próximos anos.
Segundo a Focus Taiwan, a expectativa é que o projeto gere cerca de US$ 4 bilhões em valor de produção pelos próximos três a cinco anos. A agência também diz que a Foxconn afirma que devem ser criados 2 mil empregos.
 

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Motorola lança tablet menor e versão atualizada do Xoom

Xoom 2 e Xoom 2 Media Edition rodarão sistema operacional Android 3.2. Data de lançamento e preço não foram divulgados.

A Motorola anunciou o lançamento de dois sucessores do tablet Xoom, o Xoom 2 e o Xoom 2 Media Edition, que devem chegar ao mercado do Reino Unido ainda em novembro. Datas de lançamento e preço para o mercado norte-americano não foram divulgados.

Os dois tablets possuem processador de 1,2 GHz (o anterior era de 1 GHz) com dois núcleos, 1 GB de RAM, 16 GB de memória interna, câmera de 5 megapixels traseira e de 1.3 megapixel a frontal e rodam o sistema Android 3.2. A Motorola não irá usar a mais recente versão do Android, a Ice Cream Sandwich. Inicialmente, os modelos terão apenas conexão Wi-Fi.

As principais diferenças entre o Xoom 2 e o Xoom 2 Media Edition são o tamanho da tela e duração da bateria. Enquanto o primeiro possi tela de alta definição de 10.1 polegadas e bateria que dura cerca de 10 horas, o segundo tem tela de 8,2 polegadas e bateria com duração de 6 horas. O Xoom 2 ainda apresenta uma proteção contra líquidos e poeira e, de acordo com a Motorola, terá espessura de 8,8 mm e  pesará 600 gramas.

No Reino Unido, o Xoom 2 Media Edition tem o preço sugerido de 400 euros, cerca de US$ 525, embora a Motorola não tenha divulgado quanto os dois tablets irão custar nem quando serão lançados.

Motorola confirma o lançamento do tablet Xoom 2 (foto) e do Xoom 2 Media Edition (Foto: Divulgação)
Fonte

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Empresa lança projetor portátil para iPhone e iPad

Projetor pesa 32 gramas e projeta imagens com 320 x 240 de resolução. Aparelho é vendido no Japão por cerca de US$ 200.

A fabricante de acessórios Thanko lançou um pequeno projetor de LED para iPhone e iPad que permite reproduzir vídeos e fotos em uma pequena área em uma parede ou tela. A qualidade da imagem do projetor não é alta, apenas de 320 x 240 de resolução, tem um alto-falante de 1 watt e pesa 32 gramas. O preço também é um pouco salgado, 15.800 ienes, cerca de US$ 200.