sábado, 29 de janeiro de 2011

Foto espacial – os tesouros escondidos da nebulosa M78


A nebulosa M78 fica localizada na direção da constelação de Órion, a apenas 1600 anos-luz de distância, e é conhecida de astrônomos amadores, que podem vê-la através de telescópios menos potentes.

Cadeira "invisível" aparece apenas quando alguém se aproxima

Sensores ultrasônicos percebem a presença da pessoa e a cadeira acende e começa a piscar
Foto: www.benalunjones.co.uk/Reprodução
Um artista inglês criou uma cadeira que possui um atributo a mais do que simplesmente servir para descanso. Ela é "invisível" até alguém chegar perto dela e, quando isso acontece, ela acende e pisca com um conjunto de LEDs.

Hacker cria carregador para celular movido a energia cinética

Um dos geeks mais famosos da internet, o engenheiro Benjamin Heckendorn, tem um programa acessível na rede, "The Ben Heck Show", em que apresenta diversos tipos de modificações de aparelhos. Em seu episódio mais recente, ele apresentou um carregador de celulares que funciona com energia cinética. O carregador pode ser montado por qualquer um, em casa.

O hacker, mais conhecido como Ben Heck, é famoso por suas modificações, ou modding e tem como um de seus maiores sucessos criações como o notebook feito com um PS3. Desta vez, ele decidiu agradar os donos de smartphones e, principalmente, de Androids que, segundo ele, consomem a bateria rapidamente.

Google contratará 6 mil novos funcionários em 2011

Empresa pretende contratar mais de 6 mil funcionários neste ano
Foto: AFP

O gigante tecnológico Google anunciou através de seu blog oficial que em 2011 baterá seu próprio recorde de contratação ao empregar mais de 6 mil novos trabalhadores.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pesquisadores portugueses criam bateria de papel

Pesquisadores da Cenimat (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) desenvolveram as primeiras baterias feitas de papel do planeta. A tecnologia pode carregar celulares, players de música, tablets, consoles móveis e até equipamentos médicos.

Carros do Street View voltam a circular pelas ruas de SP

Antigo equipamento, com nove câmeras, foi substituído por um com 15, para melhorar a resolução das imagens
Foto: Divulgação
O Google colocou novamente em circulação os carros do Street View, serviço que estreou no Brasil em setembro mostrando imagens de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os carros têm um novo equipamento fotográfico, com 15 câmeras em vez de nove.

Por enquanto, os novos carros circulam apenas por São Paulo, em fase de teste. Em seu blog oficial, o Google Brasil afirmou que o novo equipamento resulta em imagens com melhor resolução e podem cobrir uma área maior da cidade.

Adesivo feito de griptape evita escorregões com o iPhone

Disponível em cores variadas, o adesivo - bastante áspero - pode ser comprado via internet
Foto: RFLaserWorks/Divulgação
Conhecida como griptape entre os adeptos do skate, a tradicional fita antiderrapante que cobre os shapes agora está sendo usada também na traseira de iPhones e iPod Touchs para evitar que o aparelho escorregue em superfícies lisas ou das próprias mãos dos usuários, diminuindo assim a chance de quedas inesperadas que possam vir a danificar os aparelhos.

Serve como uma boa prevenção para aqueles mais desajeitados, que vivem derrubando os aparelhos, mas vale lembrar que o adesivo é bastante áspero, o que pode machucar mãos mais delicadas, ressalta o site Übergizmo.

Quem quiser pode adquirir a fita antiderrapante em lojas especializadas e recortar no molde do iPhone, mas aqueles que não tiverem tanta habilidade manual também têm a possibilidade de adquirir o adesivo, com cortes a laser, pelo site da RF Laserworks.

Cada adesivo, disponíveis nas cores vermelha, verde e preta, custa US$ 5, informa o site Geeky Gadgets, e para felicidade dos brasileiros, o site realiza entregas internacionais por outros US$ 4. Confira no site da RF Laserworks no endereço rflaserworks.com.

Coreia do Sul desenvolve o primeiro sistema de transmissão 4G

A Coreia do Sul indicou que se transformou no primeiro país do mundo a desenvolver um sistema de telefonia móvel de quarta geração (4G), cuja velocidade de transmissão é 40 vezes superior ao atual 3G.

Segundo fontes oficiais sul-coreanas, o Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Comunicações (Etri, por sua sigla em inglês) conseguiu testar com sucesso fora das condições de laboratório o chamado sistema "Long Term Evolution-Advanced", que poderia entrar em funcionamento em 2015.

O sistema testado permitiu ver imagens de televisão em 3D e alta definição em um veículo que se movimentava a menos de 40 km/h, além de baixar dados a uma velocidade de 600 megabits por segundo, o que permite descarregar um arquivo de 700 megabytes em 9,3 segundos.

A Coreia do Sul apresentou a novidade pouco antes de pôr em funcionamento em Seul, em julho, o Long Term Evolution (LTE) ou 3.9G, um sistema internacional para transmitir dados a telefones celulares que já foi adaptado em outros países, como nos EUA, e que alguns especialistas ainda não consideram 4G.

Segundo a Coreia do Sul, o sistema de transmissão LTE-Advanced cumpre 95% dos requisitos necessários para um sistema 4G funcional, embora tenha que esperar até abril, quando a União Internacional de Telecomunicações (ITU) criará um padrão sobre esta nova tecnologia.

O Etri já registrou 24 patentes relacionadas ao 4G sul-coreano e solicitou proteção de propriedade intelectual para 500 processos realizados durante o desenvolvimento e a pesquisa do serviço.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Microsoft convoca jovens para a Copa do Mundo da Computação

A Microsoft está convocando jovens talentos brasileiros interessados em participar da 9ª edição da Imagine Cup, mais conhecida como a Copa do Mundo da Computação. De acordo com a empresa, a competição propõe a estudantes de diversos países pensarem "um mundo onde a tecnologia possa ajudar a resolver os maiores problemas da humanidade". 

Os três melhores projetos de cada categoria receberão prêmios entre U$S 3 mil a U$S 25 mil. Somados os prêmios chegam a U$S 185 mil. A premiação pretende ser um incentivo para que os estudantes coloquem seus projetos inovadores no mercado, informou a Microsoft. A final mundial da Imagine Cup 2011 será em Nova Iorque, em julho.

No ano passado, 84 mil jovens brasileiros se inscreveram e cinco equipes representaram o País na final mundial, na Polônia. O Brasil conquistou a medalha de prata na categoria Interoperabilidade. Confira as categorias e os prazos das inscrições, que podem ser feitas pelo site www.imaginecup.com.br :

Software Design - 25 de março
Game Design: Windows/Xbox (XNA) - 7 de março
Game Design: Mobile (Zune/Phone) - 7 de março
Game Design: Web (Silverlight) - 7 de março
Windows Phone 7 - 7 de março
Digital Media - 8 de fevereiro
Interoperability Challenge - 27 de abril
Orchard Challenge - 7 de março
Windows 7 Touch Challenge - 7 de março
IT Challenge - 31 de janeiro
Embedded Development - 9 de janeiro (encerrado)

Volkswagen apresenta protótipo que faz 111 km/l

Protótipo da Volkswagen Formula XL1 faz 111 km/l
Foto: Divulgação
A Volkswagen divulgou imagens, de um protótipo que, segundo a empresa, roda 111 km com um litro de combustível. O Formula XL1 será oficialmente apresentado ao público no salão do automóvel do Catar.

O carro combina pouco peso, aerodinâmica e um sistema híbrido para alcançar o feito. O veículo tem autonomia de 35 km em seu modo elétrico. 

Esta é a terceira geração de protótipos de baixo consumo da Volkswagen, todos baseados no desempenho por um litro de combustível. O primeiro foi apresentado em 2002 e o segundo em 2008.


Acessório digital deixa câmera com até 80 megapixels

O IQ180 é capaz de aumentar a resolução e velocidade de captura de câmeras fotográficas
Foto: Divulgação
Um digital back é um acessório que pode ser acoplado à câmeras analógicas (que utilizam filme) para transformá-las em câmeras digitais. Por possuírem mais espaço, os digital backs representam maior rsolução para as fotos.

A Phase One anunciou o novo IQ180, com resolução de 80 megapixels. Um megassensor CCD é o responsável por gerar imagens com tamanho impressionante, aliado à um bom processador e memória RAM de 1GB.

Este tipo de acessório é utilizado, principalmente, em câmeras de médio formato, por profissionais da moda e da propaganda - que buscam, cada vez mais, resoluções impecáveis para seu produto final.
Para suportar a tranferência das imagens, o IQ180 vem equipado com conexão USB 3.0, que pode ser até dez vezes mais rápida do que a 2.0, mais comumente usada. O visor do digital back é generoso, com 3.2".

A previsão de chegada ao mercado é em abril, com preço de U$ 43.990. A Phase One também tem aparelhos de 40 e 60 megapixels, com previsão de lançamento para maio deste ano.


Bento XVI pede para jovens não criarem perfis falsos na rede

Para Bento XVI, é preciso ser fiel a si mesmo e nunca acreditar em ilusões, como a criação de falsas identidades e perfis
Foto: AFP

O papa Bento XVI disse que os jovens não devem criar perfis falsos nas redes sociais. A declaração foi dada em mensagem do Pontífice no 45ª Dia Mundial das Comunicações Sociais.

De acordo com a agência de noícias Ansa, o religioso afirmou que as redes sociais oferecem novas oportunidades de "compartilhamento", de "diálogo, troca, solidariedade e criação de relações positivas". No entanto, é preciso "evitar os perigos" da internet, como os de "se refugiar em uma espécie de mundo paralelo, ou de ter uma excessiva exposição no mundo virtual".

Bento XVI ressaltou ainda a necessidade de ser "fiel a si mesmo" e de nunca acreditar em "ilusões, como a criação de falsas identidades e "perfis". Ainda segundo a agência italiana, o Pontífice falou de outros perigos aos quais os usuários estão expostos, como "a tendência de se comunicar somente com algumas partes do próprio mundo interior e o risco de cair em uma espécie de construção da imagem de si mesmo".

Segundo Bento XVI, "o envolvimento sempre maior no mundo digital estabelece novas formas de relações interpessoais, influência na percepção de si e impõe, inevitavelmente, a questão não somente do modo correto de agir, mas também da autenticidade do próprio ser".

APÓS AS FÉRIAS MERECIDAS....... ESTAMOS DE VOLTA.........

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Groupon e Pandora avaliam ofertas de ações, dizem fontes

O site de compras coletivas Groupon e a companhia de rádio pela internet Pandora estão trabalhando para fazerem ofertas públicas iniciais de ações (IPO), disseram fontes próximas do assunto à Reuters.
O Groupon está se reunindo com bancos para explorar perspectivas para uma oferta de ações "de tamanho considerável" depois da recente oferta do Google para comprar a empresa por US$ 6 bilhões, afirmou uma fonte. 

O IPO da companhia poderá ficar na faixa entre US$ 1 bilhão e US$ 1,5 bilhão, segundo a CNBC. Se a operação for adiante, vai ficar entre os maiores IPOs do setor de tecnologia nos Estados Unidos na última década, segundo dados da Thomson Reuters. 

Também pode indicar um sinal de que companhias de tecnologia estão ansiosas para aproveitar os valores de mercado maiores, disparados depois do investimento de US$ 450 milhões no Facebook feito pelo Goldman Sachs e pela companhia russa Digital Sky Technologies, que avaliou o site de redes sociais em US$ 50 bilhões. 

A Pandora se reuniu com bancos para avaliar um possível IPO de US$ 100 milhões e pode indicar as instituições que vão liderar a oferta ainda nesta sexta-feira, afirmou uma fonte.
Representantes do Groupon não estavam imediatamente disponíveis para comentar e a Pandora não falou sobre o assunto. 

A rede social para profissionais LinkedIn planeja fazer uma oferta pública inicial de ações este ano, disseram fontes. O Twitter e a produtora de jogos para redes sociais Zynga também são considerados como candidatos a IPOs. 

O Groupon tem agressivamente levantado capital. Em dezembro, a empresa vendeu uma participação de US$ 500 milhões e, completou uma rodada de financiamento de US$ 950 milhões. 

Nasa escolhe aviões do futuro que voarão em 2025

O projeto acima é o da empresa Lockheed Martin
Foto: Nasa/Reprodução
Ao final de 2010, a Nasa escolheu três empresas para construir o projeto de aviões que voariam em 2025: Lockheed Martin, Northrop Grumman e a Boeing. 

Embora os projetos sejam diferentes entre si, todos deveriam englobar objetivos da Nasa, entre eles, ter menos barulho, utilizar tecnologias mais limpas e consumir menos combustível. A nave também teria de ser capaz de operar de forma segura dentro de um sistema de gerenciamento do tráfego aéreo mais moderno.

Outras especificações eram voar a mais de 85% da velocidade do som (cerca de 1224 km/h) cobrir uma distância de aproximadamente 11 mil km e carregar de cerca de 23 a 45 mil kg.
As tecnologias necessárias para atender ao pedido da Nasa deverão ser apresentadas até o final de 2011.


É encontrado o maior buraco negro já conhecido – e ele poderia engolir o Sistema Solar


Foi descoberto um gigantesco buraco negro, que pesa o equivalente a 6,6 bilhões de sóis – com isso, ele ganha o título de maior buraco negro conhecido.

Ele fica localizado na galáxia M87, felizmente a uma distância considerável (50 milhões de anos-luz), na direção da constelação de Virgem. E ele poderia engolir nosso sistema solar de uma vez só: basicamente, sua largura é quatro vezes maior do que a da órbita de Netuno, o planeta satélite mais distante do nosso Sol.

Para determinar a massa do buraco negro, cientistas precisaram analisar estrelas próximas a ele e a velocidade em que estão orbitando a estrutura.

Suspeita-se que o buraco negro não tenha se alimentado apenas de gás e estrelas para chegar a esse tamanho, mas sim que ele tenha se fundido com outros buracos-negros.

Apesar de seu tamanho impressionante, cientistas acreditam que ele não irá manter o título de maior buraco negro conhecido por muito tempo – novas pesquisas estão sendo feitas e estima-se que, nos próximos 10 anos, novos buracos negros sejam descobertos, e há uma grande possibilidade de haver algum com tamanho suficiente para suplantar o nosso campeão.
 

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tendência automobilística: carros com direção automática


Não é surpresa para ninguém que os carros do futuro provavelmente se dirigirão sozinhos. De certa forma, a indústria automobilística já avançou muito nesse ponto, e os carros estão cada vez mais automáticos.

Um novo carro da Mercedes, que custa cerca de R$ 167.000, é um dos que pretende dar aos nossos pés um descanso durante engarrafamentos. Ele detecta o quão longe estão os outros carros e, em seguida, acelera e desacelera em conformidade. Não há necessidade de fazer nada, sem mesmo pisar no freio. Apenas conduzir o volante.

Em outubro (2010), o Google anunciou que havia desenvolvido uma frota de carros que usa vários sensores e mapas para “sentir” a pista (foto). Durante os testes, os carros se auto-dirigiram por mais de 225.000 quilômetros.

A edição mais recente dessa tendência vem da General Motors, que apresentou o EN-V (abreviação para “Electric Network Vehicle”, ou veículo elétrico de rede). O carro parece um “casulo”. Rola sobre duas rodas, alinhadas como as rodas fronteiras de um carro, não como uma bicicleta. Por enquanto, ele está no estágio de protótipo. A GM diz que eles poderiam estar no mercado em 2030, a um custo de cerca de R$ 16.000.

O EN-V mede cerca de 2 metros cúbicos. Duas pessoas cabem confortavelmente, mas não há muito espaço para mais nada. Provavelmente, cabem 5 ou 6 vezes mais EN-Vs em um estacionamento do que automóveis convencionais.

O carro combina duas ideias sobre condução automática: sensores como câmeras e sonares para impedir o carro de bater ou atropelar pedestres, e tecnologia de rede que permite que os carros se comuniquem. Esta “internet” permite que carros se conectem sem fios e sigam um ao outro como vagões de um trem. Se um EN-V tiver que sair da linha, ele pode.

Ele funciona com bateria e se conecta a uma parede, com uma velocidade máxima de cerca de 49 quilômetros por hora e um alcance de cerca de 50 quilômetros. Não é muito, mas é o suficiente para ser útil em reduzir o congestionamento nos centros urbanos, em especial cidades de alta densidade na China e na Índia. O carro também tem como objetivo melhorar a segurança no trânsito – já que os humanos provavelmente não conseguirão isso sozinhos.

Mesmo que os carros possam se comunicar uns com os outros e se dirigem sozinhos, os motoristas podem tomar o controle, se desejarem. Isso é importante, tanto por razões de segurança quanto para os motoristas poderem obter alguma sensação de prazer do veículo. Um “joystick” faz às vezes de volante do veículo, orientando e acelerando o carro.

Ainda assim, os desenvolvedores afirmam que há uma série de obstáculos que precisam ser superados antes algo parecido com o EN-V chegar ao mercado. Os sinais sem fio que permitem a comunicação dos veículos são problemáticos, pois hackers, em teoria, poderiam acessá-los e enviar os carros fora da pista. A perda de conexão sem fio também pode fazer com que o sistema automatizado perca o controle do carro.
 
Mesmo com os obstáculos, o futuro desse conceito é praticamente garantido. A tendência da tecnologia automática é transformar a nossa forma de dirigir carros.
 

Seu nariz revela quando você irá morrer



Não necessariamente seu nariz, mas seu olfato pode indicar se sua morte está próxima. Pelo menos é isso o que concluiu um grupo de cientistas, que analisou cerca de mil pessoas.
 
Se você parou de sentir aromas familiares, como o perfume de sua namorada ou o cheirinho de café do escritório, então deve se preocupar. Nos testes, os cientistas disseram para os voluntários (nenhuma das pessoas estava doente ou sabia que estava) 12 odores familiares para identificar. 

Depois uma nova análise mostrou que aqueles com mais dificuldade para identificar os cheiros eram aqueles com uma maior probabilidade de morrer nos próximos anos.

A taxa de mortalidade daqueles que se deram mal no teste era 36% maior – essas pessoas, em testes posteriores, também apresentavam capacidade reduzida de se lembrar de nomes,doenças cerebrovasculares, sintomas depressivos, entre outros sintomas preocupantes. Segundo os cientistas, a dificuldade de sentir cheiros, especialmente em idosos, é um sinal de que há um problema de saúde a ser investigado.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Feira apresenta smartphone mais potente que netbook

As configurações avançadas do Atrix da Motorola tornam tênue a linha que separa os smartphones dos notebooks
Foto: Baixaki/Reprodução
Antes da CES 2011 começar, um usuário do Twitter resumiu a feira em uma imagem que exibia o Android em diversos tamanhos e formatos. Como uma boa piada, essa tem lá seu pouquinho de verdade. O sistema operacional do Google foi a escolha de diversos fabricantes e apareceu em lançamentos de celulares e tablets de configurações variadas. Porém, em meio a tantos lançamentos, teve um que se destacou e foi considerado como uma das estrelas do evento: o Motorola Atrix. E já adiantamos: fama não veio por acaso. O novo smartphone da Motorola tem recursos e atrativos de sobra, chegando inclusive a tornar tênue a linha que separa smartphones dos netbooks, considerando suas configurações avançadas.

Dúvida? Então dê uma olhada em algumas especificações do aparelho que promete levar qualquer aficionado por tecnologia à loucura:

- 1 GB de memória RAM: para começar, o Atrix tem tanta memória RAM quanto o computador pessoal de muita gente. Se 1 GB de RAM já é razoável para um computador de mesa, imagine para um smartphone, dentro do seu bolso. 

- Processador dual-core de 1GHZ: além de muita memória, o Motorola Atrix também tem poder de processamento acima da média. O smartphone está equipado com um processador NVIDIA Tegra 2 dual core de 1GHz, que promete tornar a navegação na internet muito mais rápida e possibilitar o desenvolvimento de jogos com gráficos excelentes. 

- Câmera de 5 megapixels: a câmera principal do Atrix é capaz de tirar fotos com uma resolução de 2592 х 1944 pixels e gravar vídeo em 720p, com 30 fps. Além disso, o smartphone conta com foco automático, flash de LED, sistema de estabilização de imagem, geo-tagging, e uma câmera frontal secundária (VGA) para vídeo-chamadas. 

- Display HD de 4 polegads: a tela do novo smartphone, além de alcançar a incrível resolução de 540 x 960 pixels, é também touchscreen capacitiva, como a do iPhone. Com ela o usuário pode assistir a vídeos full HD (1080p) e usar o smartphone, sem problemas, tanto em ambientes internos quanto externos. O usuário também pode contar com a resistência do Gorilla Glass, que oferece mais durabilidade aos displays de dispositivos móveis. 

- Biometria: ter um smartphone é carregar parte da sua vida pessoal e virtual dentro do bolso. Por isso, um pouco a mais de segurança não parece nada ruim, certo? O Motorola Atrix possui um leitor biométrico capaz de reconhecer a impressão digital do dono. 

- Bateria de 1930 mAh: com tantos recursos é essencial que a bateria do aparelho tenha uma boa duração. De acordo com os cálculos que circulam pela internet, a bateria do Motorola Atrix é capaz de aguentar 9 horas de conversação ou 250 horas em stand-by. 

- O Motorola Atrix mede 11,78 cm x 6,35 cm x 1 cm. Nada mal se levarmos em conta o poder de fogo do aparelho, que pesa 136 gramas. 

- Até 48 GB de armazenamento: embora o Atrix tenha 16 GB de memória interna, o usuário pode expandi-la para até 48 GB com o uso de um cartão microSD, capaz de armazenar milhares de fotos, vídeos e músicas. 

- Android OS 2.2: o smartphone sai de fábrica com o sistema Android versão 2.2, lançado em maio de 2010 e baseado no kernel 2.6.32 do Linux. Destaque para o suporte do sistema ao Flash 10.1, que proporciona um aproveitamento melhor dos sites que usam a tecnologia da Adobe.

- Conectividade: 4G, Wi-Fi 802.11 b/g/n, GPRS, EDGE, Bluetooth 2.1 e porta microUSB 2.0.

- Extras: porta HDMI; microfone com redução de ruído; bússola digital; suporte para os formatos MP3, WAV, WMA e eAAC+; capaz de reproduzir vídeos de até 1080p nos formatos MP4, H.263, H.264.WMV, Xvid e DivX; integração com MySpace, Twitter e Facebook; total compatibilidade com os serviços Google Search, Maps, Gmail, YouTube e Google Talk; comandos de voz; Adobe Flash player 10.1; editor de fotos e de documentos; rádio FM.

Para o deleite do público, as novidades não acabam por aí. Com os acessórios vendidos pela Motorola, o Atrix pode ser "transformado" em outros aparelhos, como laptops e centros de mídia.
Isso é possível através dos três modelos de docks anunciados até então. Ao acoplar o Atrix no HD Multimedia Dock, por exemplo, o usuário pode conectar o telefone a um monitor ou televisor HD, possibilitando que a imagem seja visualizada em uma tela maior. Além disso, também é possível usar periféricos, como teclados e mouses USB.

Já o Laptop Dock transforma o smartphone da Motorola em um laptop. Ao acoplar o Atrix no dock, o usuário pode usar uma tela LCD e um teclado QWERTY para navegar na internet e realizar outras operações através do telefone, como se estive em um laptop normal. Por ter uma espessura muito fina, o dock acaba se tornando um ótimo substituo aos netbooks.

Quem quiser também pode transformar o smartphone em um computador de bordo, acoplando-o ao Vehicle Dock. Assim que o Atrix reconhece o dock, ele apresenta uma nova interface, que facilita o acesso às aplicações para o motorista.

O lançamento do smartphone está previsto para o primeiro semestre nos Estados Unidos e a partir de abril para o Reino Unido.

Isenção de imposto pode reduzir banda larga popular

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o preço do serviço da conexão de internet para o consumidor final, dentro do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) poderá ficar abaixo dos R$ 35 que têm sido apontados como valor da mensalidade para uma velocidade mínima de 512 Kbps (kilobits por segundo). 

Um dos pontos a ser negociado para possibilitar uma redução de preço são os impostos, o que deverá ser negociado com os governos estaduais. "R$ 35 é o preço que estamos trabalhando, mas se os Estados participarem e conseguirmos tirar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), podemos chegar até a menos que isso".

Nesta terça, a conversa do ministro foi com pequenos provedores, que apresentaram problemas de custo para fornecerem o serviço dentro do PNBL. Além do custo com impostos, também foram relatadas dificuldades na obtenção de crédito. 

Para atender a essa demanda, o governo planeja incluir os pequenos provedores no Fundo Garantidor de Investimentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para eliminar a barreira da garantia real.

Atualmente cerca de 2,3 mil pequenos provedores possuem a licença da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para oferecer serviços de comunicação multimídia, o que permite trabalhar com internet de banda larga. 

Grupo eletrônico japonês apresenta espelho que detecta febre

A temperatura é visualizada no espelho, que também pode lançar um alerta sonoro em caso de febre
Foto: AFP
Um espelho que detecta pessoas com febre em locais públicos foi apresentado nesta terça-feira, em Tóquio, pelo grupo eletrônico japonês NEC.

O "Thermo Mirror", colocado na mesa ou fixado na parede, mede a temperatura das pessoas que se olham no espelho, a uma distância de 30 cm, sem contato direto, informou a NEC Avio Infrared Technologies, especializada em sistemas infravermelhos.

A temperatura é visualizada no espelho, que também pode lançar um alerta sonoro para assinalar a febre. O espelho-termômetro custa em torno de US$ 1,1 mil, um preço dez vezes inferior ao dos termográficos utilizados nos lugares públicos como aeroportos, informou o fabricante, que aspira a vender 5 mil unidades por ano.

Fonte

Groupon levanta US$ 950 milhões em financiamento

A empresa norte-americana de compras coletivas Groupon completou uma rodada de financiamento em que levantou US$ 950 milhões de dólares. 

O financiamento foi feito por uma série de empresas de capital de risco e outros investidores, incluindo a Andreessen Horowitz, Battery Ventures, Greylock Partners, Kleiner Perkins Caufield & Byers, Mail.ru Group, Maverick Capital, Silver Lake e Technology Crossover Ventures. 

Em dezembro, o Groupon levantou US$ 500 milhões com a venda de participação na empresa um mês depois de surgirem rumores nos mercados de que a companhia havia recusado uma oferta de compra pelo Google por US$ 6 bilhões. 

O Groupon informou em comunicado na época que os recursos seriam usados para recomprar ações de investidores. Na rodada de investimento anunciada nesta semana, o Groupon divulgou que os recursos serão usados para expansão da companhia fora dos Estados Unidos, em tecnologia e para oferta de liquidez a funcionários e investidores inicias da companhia. 

Intel paga US$ 1,5 bi à Nvidia para encerrar processo

A Intel pagará à fabricante de processadores gráficos Nvidia US$ 1,5 bilhão pelo uso licenciado de sua tecnologia, o que encerrará uma disputa judicial e abrirá caminho a uma melhor concorrência nos processadores para computadores. 

O acordo representou grande vitória para a Nvidia, causando alta em suas ações depois do fechamento dos pregões, como reconhecimento do valor de sua tecnologia gráfica para a Intel.

O acerto dá à Intel, maior fabricante mundial de chips, o direito de usar a tecnologia da Nvidia em seus chips para computadores, em um período no qual o processamento gráfico vem ganhando importância. A Nvidia poderá usar certas tecnologias da Intel em seu esforço para criar chips para computadores com tecnologia licenciada pela ARM Holdings, do Reino Unido.

Muitos investidores antecipavam um acordo, mas não estava claro que montante a Intel pagaria à Nvidia, e o pagamento de US$ 1 bilhão não havia sido incorporado à avaliação das ações da Nvidia, disse Kevin Cassidy, analista da Stifel Nicolaus.

Na semana passada, a Nvidia anunciou que desenvolveria um processador central para computadores com base em tecnologia ARM, sob o codinome "Projeto Denver", para uso em toda gama de máquinas, de estações de trabalho a supercomputadores, em desafio direto à Intel. O acordo anunciado no final da segunda-feira não confere à Nvidia o direito de produzir processadores centrais que utilizem a cobiçada tecnologia "x86" da Intel.

"Esse não é nosso negócio central e nem temos a intenção ou estratégia de desenvolver esse tipo de coisa", disse Jen-Hsun Huang, presidente-executivo da Nvidia, em conversa telefônica com analistas. A Nvidia se especializa em processadores que são ideais para processamento gráfico complexo, e os vem promovendo para uso em outras tarefas matemáticas complexas, tais como diagnósticos médicos por imagem e previsão do tempo.

Enquanto os processadores centrais tradicionais dos computadores, ou CPUs, são produzidos para realizar cálculos pesados rapidamente, os processadores gráficos, ou GPUs, oferecem desempenho excelente na realização simultânea de diversos cálculos menores, o que os torna ideais para certas tarefas específicas.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Conheça o item virtual mais caro já vendido


Um recorde foi estabelecido: o item virtual mais caro do mundo foi vendido, pela bagatela de 330 mil dólares. O ítem em questão é uma Estação Espacial, vendida dentro do jogo Entropia Universe, um MMORPG sueco criado em 2003, e que tem como um dos principais atrativos as transações comerciais in-game, que não raro se tornam negócios reais.

O leilão da Estação, chamada de Crystal Palace Space Station, foi arrematada num leilão realizado desde o ano passado, por 3.330.000 PED (Project Entropia Dollars), que, no câmbio do jogo equivale ao valor mencionado acima.

O comprador é Buzz ‘Erik’ Lightyear, que pretende recuperar o grande investimento. Isto pode ser feito através de cobranças de taxas moderadas dos jogadores que se utilizarem da estação, bem como manter sempre abastecida de coisas para os outros players caçarem.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Programa aciona cafeteira por meio de tweets

Aplicativo foi criado por membro do site Instructables
Foto: Geek/Reprodução
Um membro do site Instructables, famoso pelas milhares de instruções dos mais variados temas, apresenta agora uma nova forma de preparar café. Ele ligou uma cafeteira a um computador, por um sistema Arduino, e o café ficou pronto com um tweet.

A geringonça, chamada de Tweet-a-Pot, foi apresentada pelo frenzy, um membro bastante ativo do Instructables.com. De maneira geral, a cafeteira monitora o API do Twitter e por meio de uma hashtag específica, #driptwit, começa a trabalhar.

Assim como seu próprio criador a descreve, a cafeteira é ideal para quem deseja fazer café do avião, do ônibus, voltando para casa, da cama. Basta tuitar e, quando chegar até ela, o café estará pronto e quentinho. O vídeo no YouTube (tiny.cc/og6q6) diz tudo sobre o seu funcionamento, mas não custa contar mais um pouquinho.

Os itens necessários para fazer a Tweet-a-Pot são: uma fonte de alimentação para ligar o conjunto na tomada, uma placa Arduino, um computador rodando o IDE Arduino, o ambiente de desenvolvimento Python e a biblioteca PySerial, para poder "conversar" com o Arduino via USB. E, claro, uma cafeteira. Monitorando o API do site de microblogging, um script procura pela hashtag específica e, quando a encontra, emite um sinal para a placa Arduino, que se encarrega de enviar o sinal adequado para a cafeteira

Fonte 

Depois dos celulares, Google invade mercado dos tablets

Xoom, da Motorola, é um dos aparelhos equipados com a versão do Android específica para tablets
Foto: Divulgação
Em plena expansão no mercado dos celulares, o sistema Android da Google supera o domínio da Apple no setor dos tablets, com dezenas de fabricantes optando por ele, e pode reorientar a identidade do grupo californiano.

No centro das atenções do Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas (oeste dos Estados Unidos) está o sistema Honeycomb, conhecido também como Android 3.0. Ele será equipado no tão esperado tablet Xoom (pronuncia-se "zoom") da Motorola Mobility, bem como no próximo aparelho da Samsung e em outro da LG.

Muitos outros fabricantes, Dell e Lenovo, por exemplo, optaram também pelo Android. Esses anúncios consecutivos coincidem com o fato de que agora o Android sobe para a segunda posição do ranking de sistemas operacionais mais utilizados nos "smartphones" nos Estados Unidos.

Segundo números publicados pela empresa ComsCore, o Android possui uma fatia do mercado de 26% (alta de 6,4 pontos em três meses), se aproximando do sistema BlackBerry, que perde o fôlego (33%) e ultrapassando o iPhone (25%).

"O Honeycomb está por toda a CES", afirmou o analista financeiro Youssef Squali, do grupo Jefferies - apesar de, paradoxalmente, a Google não estar em exposição. "O sucesso da Google nos celulares é uma vitória importante para um grupo que havia sido criticado por muitos que achavam que ele só sabia fazer uma coisa", cuidar de seu sistema de busca, disse Squali.

Na empresa Forrester, a analista Sarah Rotman Epps considerou que o sucesso do Android, e em particular do Honeycomb, que confirma a credibilidade da Google junto aos fabricantes, "representa uma ameaça bem maior para a Microsoft do que para a Apple". "Dos 24,1 milhões de tablets que achamos que os consumidores americanos comprarão em 2011, a maioria continuará sendo iPads, mas os consumidores à procura de uma alternativa mais barata e rica em funcionalidades vão optar pelo Google e não pela Microsoft", explicou Rotman Epps.

Na CES, os tablets com Windows são comparativamente raros. Durante seu discurso de abertura, o dono da Microsoft Steve Ballmer mostrou vários projetos de aparelhos interessantes, em particular dos asiáticos Acer e Asus - mas dos quatro tablets ou híbridos (tablets/computadores) apresentados pela Acer, três rodam com Android e apenas um com Windows.

Semente da discórdia, o fabricante chinês Lenovo casa Windows com Android em seu aparelho, o mais notado do salão, o híbrido IdeaPad U1: em forma de computador portátil, o U1 funciona com Windows 7; mas quando a tela é retirada para se tornar um simples tablet, batizado de "LePad", nos deparamos com o sistema Android - como se a Lenovo julgassem decididamente que o Windows é inapto para os tablets.

Pequeno consolo para a Microsoft: o Android é um sistema aberto e gratuito e "ninguém sabe se a Google está ganhando dinheiro com ele", disse Rotman Epps. No entanto, com os aplicativos Google que estão incluídos no Android, como a ferramenta de busca, o correio eletrônico Gmail e instrumentos de produção de documentos, a popularidade do sistema ameaça ofuscar ainda mais parte do mercado da Microsoft em suas atividades mais rentáveis.

Montadora lança seu primeiro carro elétrico na CES 2011

Ford Focus Eletric, apresentado durante a CES 2011, pode ser recarregado em até três horas e tem autonomia de 160 km
Foto: Reuters
O CEO da Ford, Alan Mullaly, tomou conta da Consumer Eletronic Show (CES) para apresentar o que o site da revista Forbes definiu como "um gadget muito maior e mais móvel do que a maioria dos produtos apresentados na feira de gadgets": o primeiro carro da montadora totalmente elétrico. O Ford Focus Electric é alimentado exclusivamente por uma bateria de íon-lítio e pode atingir uma velocidade de cerca de 135 km/h.

O carro pode ser carregado em três horas, com uma autonomia para rodar 160 km, e é produzido com materiais 100% sustentáveis, o que inclui até o isolamento da parte inferior do veículo, feito de jeans reciclado. O carro tem lançamento previsto ao mercado dos Estados Unidos para 2012, enquanto os europeus terão de esperar até o ano seguinte para usufruí-lo.O valor do automóvel não foi divulgado. Mullaly afirmou que o setor de carros elétricos deve repreasentar 25% do negócio da Ford em 2020.

Além do Focus, o CEO da Ford apresentou também a My Ford Mobile, aplicativo para smartphones que envia informações como a distância que o carro pode andar com a quantidade de energia naquele momento ou estações de carregamento nas proximidades.

Segundo a Forbes este é o terceiro que o executivo da Ford participa da CES. O evento está cada vez mais dominado por aparelhos automotivos, que representam cerca de um quinto de todos os produtos expostos. Na quinta-feira, o presidente da Audi, Rupert Stadler, apresentou um carro-conceito durante o evento. 

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cientistas criam a menor bateria do mundo


Hoje, muitos dispositivos, de automóveis a computadores, usam baterias, de forma que estender o tempo de execução delas pode ter um impacto significativo sobre a usabilidade dos materiais.

Agora, pesquisadores criaram a menor bateria do mundo, que tem a espessura de um cabelo humano. A bateria foi desenvolvida dentro de um microscópio eletrônico de transmissão. 

Ao construir a bateria sob o microscópio, os pesquisadores foram capazes de entender como funcionam as pilhas e provar que algumas ideias que a indústria tinha sobre as baterias estavam incorretas.

Por exemplo, a experiência permitiu aos cientistas estudarem o carregamento e descarregamento de uma bateria em tempo real e com resolução em escala atômica, ampliando assim a compreensão dos mecanismos fundamentais pelos quais as pilhas trabalham.

Uma das coisas que os pesquisadores descobriram foi que o uso da haste de nanofios de óxido na bateria quase dobra em comprimento durante o carregamento. A alteração do comprimento da haste é muito maior do que a mudança de diâmetro. A indústria acreditava que as hastes cresciam mais em diâmetro do que comprimento. Agora, os fabricantes devem levar em conta esse alongamento na hora de conceber uma bateria.

Os pesquisadores também se aproximaram de serem capazes de construir “baterias 3D”. As microbaterias 3D se carregariam mais rápido e poderiam armazenar mais energia do que as convencionais.

As baterias usam uma matriz vertical de nanofios de estanho e níquel, envolvida por um polímero conhecido como Plexiglas. A equipe descobriu uma forma confiável de revestir os nanofios individuais em uma camada lisa de gel baseada no polímero que funciona como um isolante para os fios e permite a passagem de íons.

A equipe da pesquisa vem trabalhando há mais de um ano para aperfeiçoar o processo de revestimento dos nanofios. Eles querem estudar como os projetos propostos em 3D podem ser construídos a partir da escala nanométrica. Ao aumentar a altura dos nanofios, eles acreditam que podem aumentar a quantidade de energia armazenada.

Os pesquisadores estão criando milhões de nanofios que compõem um chip do tamanho de uma unha, o que proporciona uma superfície maior do que as baterias convencionais, permitindo mais poder. 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

China lançará com a Rússia sonda para Marte

A primeira sonda chinesa com destino a Marte será lançada em outubro/2011, em colaboração com a Rússia, após um atraso de dois anos, noticiou a agência oficial Nova China

A princípio, a sonda chinesa Yinghuo-1 devia ter sido lançada em outubro de 2009, juntamente com a sonda russa "Phobos Explorer", do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, mas o lançamento foi atrasado, acrescentou a agência. Segundo um especialista da academia chinesa de tecnologias espaciais, citado pela Nova China, o lançamento foi marcado para outubro deste ano. O gigante asiático prevê, ainda, lançar sozinho uma sonda para Marte em 2013.

A sonda analisará o entorno espacial, situado ao redor de Marte e se interesserá no ocorrido com a água antes abundante no Planeta Vermelho. A China se tornou, em 2003, o terceiro país a enviar um homem ao espaço, depois de Rússia e Estados Unidos. Peequim afirmou as ambições espaciais em setembro de 2008, quando três "taikonautas", como são chamados os astronautas chineses, fizeram uma caminhada espacial durante a missão Shenzhou VII.

Qualcomm construirá fábrica de telas de US$ 1 bi em Taiwan

A norte-americana Qualcomm irá investir quase US$ 1 bilhão em Taiwan para construir uma fábrica de telas, de olho na demanda por novos dispositivos móveis como aparelhos para leitura digital. 

O Ministério da Economia de Taiwan disse em comunicado que a Qualcomm decidiu instalar a nova fábrica em Hsinchu, região ao norte do país. O ministério não informou quando a unidade será construída.
O governo disse que o investimento da Qualcomm ajudará a ampliar a tecnologia de telas e criará oportunidades de empregos em Taiwan, que já é casa das empresas Chimei Innolux e AU Optronics, terceira e quarta maiores fabricantes de LCD do mundo, respectivamente. 

Em Taiwan, grandes empresas de tecnologia incluindo Acer, Asustek e Delta Electronics lançaram recentemente aparelhos de leitura digital (e-readers). 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Google terá que pagar R$ 7 mil à vítima de perfil falso no Orkut

O site oficial da polícia do Quênia (kenyapolice.go.ke) foi invadido por um hacker e provável fã do criador do Facebook, que disse que só conseguia pensar em Mark Zuckerberg ao alterar o site da polícia do país africano.

Ao site alterado, o invasor adicionou a inscrição "Got in and all i could think about was zuckerberg!!! This' for you Mark!", que, em português, seria algo como "Eu entrei e tudo o que eu conseguia pensar era em zuckerberg!!! Isso é para você Mark!."

Além da mensagem acima, o hacker ainda alterou a tag da página, adicionando os dizeres "I'm CEO, BITCh",algo que estaria escrito nos cartões de visita de Zuckerberg, como contou há algum tempo o site Huffington Post.

Microsoft restaura Hotmail após erro atingir mais de 17 mil contas

Internautas tiveram e-mails transferidos à pasta de excluídos. Serviço possui mais de 360 milhões de usuários no mundo.

Página inicial do Windows Live Hotmail.
(Foto: Reprodução)
O serviço Hotmail voltou ao normal após usuários terem relatado durante o final de semana a perda de alguns e-mails ou a transferência de mensagens à pasta de excluídos.

“O erro começou no dia 30 de dezembro e impactou 17.355 contas do Windows Live Hotmail”, disse Chris Jones, executivo da Microsoft. “Os internautas afetados perderam temporariamente o conteúdo de sua caixa de entrada”, completou Jones.

A companhia disse que “restaurou o acesso ao e-mail e recuperou o conteúdo dos usuários que foram impactados”. O Hotmail possui mais de 360 milhões de usuários no mundo.

O fórum e a página no Twitter da Microsoft foram inundados com reclamações de usuários que relatavam o erro no Hotmail. A companhia disse que ainda está investigando a origem do problema.

Firefox supera Internet Explorer e assume liderança na Europa

Navegador ficou com 38,1% do mercado, enquanto o IE recuou a 37,5%. Desde março, Microsoft oferece 12 opções de browsers nos PCs novo.

Firefox 4 promete nova interface e
navegação acelerada. (Foto: Reprodução)

 O browser Firefox superou o Internet Explorer na liderança do mercado europeu de navegadores na primeira vez em que o aplicativo da Microsoft perdeu o topo do setor, afirma uma empresa de pesquisa.

Em dezembro, o browser de código aberto ficou com 38,1% do mercado europeu, enquanto a fatia do IE recuou a 37,5%. O Chrome viu sua participação crescer de 5,1% para 14,6% na comparação anual.
"Isso parece estar acontecendo porque o Chrome está roubando mercado do IE enquanto o Firefox está mantendo sua fatia", disse Aodhan Cullen, presidente-executivo da StatCounter.

"Estamos provavelmente vendo o impacto do acordo entre as autoridades da Comissão Europeia e a Microsoft, que passou a oferecer aos usuários europeus opção de escolha de browsers a partir de março do ano passado", disse Cullen.

Em dezembro de 2009, autoridades da União Europeia aceitaram oferta da Microsoft para dar aos usuários melhor acesso a browser rivais do IE, encerrando uma longa batalha em torno de legislação de proteção da concorrência. Desde o início de março, a Microsoft oferece aos europeus a opção de escolha entre 12 browsers em mais de 100 milhões de computadores novos e velhos que operam com o sistema operacional Windows.

Globalmente, a participação do IE caiu para 46,9% em dezembro, enquanto o Firefox ficou com 30,8% e o Google com 14,9%, afirma a StatCounter.

Receptor de TV Digital que grava a programação no PC chega por R$ 100

Aparelho possui 2 GB de memória e funciona como um pen drive. Por ser 'plug and play', dispensa CD com drivers.

A Multilaser anunciou  o lançamento de um receptor de TV Digital capaz de gravar a programação num cartão de memória com 2 GB. Além de captar o sinal da TV, o aparelho funciona como um pen drive para ser usado na gravação dos programas favoritos, permitindo assim assisti-los no momento desejado. Extremamente prático, o lançamento tem conexão USB e é plug and play, não necessitando de CD de instalação, o que é ideal para os netbooks que não possuem leitor de CD. O preço médio sugerido para o consumidor final é de R$ 100 (valor válido até o final de fevereiro de 2011). (Foto: Divulgação)

 Fonte

Clone do Kinect permitirá controlar o PC por gestos

Aparelho semelhante ao acessório da Microsoft é destaque na CES 2011. Feira de tecnologia em Las Vegas espera cerca de 130 mil visitantes.

A Asus e a PrimeSense, empresa de tecnologia de detecção e reconhecimento, anunciaram o lançamento do "WAVI Xtion", acessório exclusivo para PC que permitirá controlar jogos com o movimento do corpo de maneira semelhante ao acessório Kinect, da Microsoft. Segundo a empresa, o aparelho permitirá que os usuários naveguem pelo conteúdo multimídia do computador e acessem a internet de forma mais interativa, pois o corpo poderá ser usado para realizar as ações. (Foto: Reprodução)

 Fonte

sábado, 1 de janeiro de 2011

Cientistas japoneses criam liga semelhante a metal raro

Cientistas japoneses criaram uma liga com propriedades similares ao paládio, um metal precioso usado em produtos de alta tecnologia, segundo uma notícia, que enalteceu os avanços da nanotecnologia, à qual denominaram de "alquimia atual".

O professor Hiroshi Kitagawa, da Universidade de Kyoto, e sua equipe de cientistas contaram ter utilizado a nanotecnologia para combinar ródio e prata, elementos que normalmente não se misturam, para produzir o novo composto, destacou a notícia publicada no jornal Yomiuri.

A liga tem propriedades similares ao paládio, que é usado em conversores catalíticos para redução de emissões de gases em veículos, bem como em computadores, telefones celulares, aparelhos de TV de tela plana e instrumentos de odontologia.

Assim como outros metais brancos, como a prata e a platina, o paládio é caro e seus depósitos se limitam à África do Sul e à Rússia. O metal também tem aplicações na produção de células de combustível, uma fonte de energia limpa e renovável que produz eletricidade combinando hidrogênio e oxigênio, tendo como único subproduto a água.

Segundo o jornal, para produzir a nova liga, os cientistas usaram a nanotecnologia para "nebulizar" o ródio e a prata e, gradualmente, os misturaram com álcool aquecido, e os dois metais se fundiram estavelmente ao nível atômico.

O ministério da Indústria do Japão listou 31 metais raros, entre os quais se incluem o paládio e o lítio, usados em produtos industriais, como equipamentos eletrônicos e baterias. Destes, 17 elementos são chamados minerais raros terrestres.

Site de compras coletivas levanta US$500 milhões em recursos

Receita anual do site deve ficar entre US$ 500 milhões e US$ 2 bi. Groupon está presente em 250 mercados na América do Norte e no Brasil.

Groupon, empresa de compras coletivas pela web.
O Groupon, site de compras coletivas com três anos de existência, anunciou ter obtido US$ 500 milhões como parte da estratégia de levantar US$ 950 milhões em recursos. A companhia recebeu autorização para realizar uma oferta de ações e obter o montante estimado.

Os usuários do Groupon, cuja receita anual deve ficar entre US$ 500 milhões e US$ 2 bilhões, recebem e-mails diários com anúncios de descontos para diversos produtos e serviços, que podem ser adquiridos via cupons.

A movimentação para captar recursos ocorre um mês após rumores de que o Groupon estaria negociando sua venda para o Google por cerca de US$ 6 bilhões de dólares.

O Groupon é uma empresa de Chicago, sem ações em bolsas de valores, que começou a operar há dois anos. A empresa, que envia a seus membros emails diários com cerca de 200 ofertas, está presente em 250 mercados na América do Norte e também no Brasil.

Como ativar configurações secretas do Google Chrome

Você sabia que o Google Chrome pode ganhar abas laterais, acelerar sua navegação com a placa de vídeo e exibir páginas ao mesmo tempo em que você digita na barra de endereços?

 Se você também adora descobrir o que todas as configurações de seus programas fazem, vai adorar saber que o Google Chrome agora conta com opções secretas introduzidas com um convidativo aviso de “cuidado”.

Desde a sétima versão do navegador, o usuário já tinha a liberdade de ativar algumas configurações consideradas “instáveis”. Experimentos malucos estão prestes a ocorrer em seu navegador, se é que você tem coragem de descobrir o que cada uma delas faz.

About:flags

Antigamente conhecida como “about:labs”, a página informava apenas que os recursos ainda não estavam finalizados. Para evidenciar o fato que de eles podem causar a instabilidade do navegador, a Google resolveu atualizá-la para “about:flags” e introduziu um símbolo de material radioativo com uma mensagem pouco convidativa (em português, “Cuidado, estes experimentos podem morder”).

Para acessar a página, basta digitar “about:flags” (sem as aspas) na barra de endereços do Google Chrome. Ao todo são 17 opções, lembrando que parte delas não será de grande utilidade para usuários comuns. Enquanto algumas são voltadas para desenvolvedores, outras nem sequer possuem amplo suporte na web.

E o que essas opções fazem?

Desde simples mudanças visuais até habilitar a aceleração gráfica para navegação e aumentar a segurança do browser. Todas acompanham uma breve explicação e um simpático botão para habilitar/desabilitar através de um único clique. Lembre-se de que, para que as mudanças entrem em vigor, é preciso reiniciar o Chrome.

A primeira delas (Side Tabs) permite que você mude a posição das abas. Após habilitá-la, clique com o botão direito sobre qualquer aba ativa e escolha a opção “Usar guias laterais”. Já a segunda (Tabbed Settings) faz com que opções do browser deixem de ocupar uma janela à parte e sejam exibidas em uma nova aba.

Visualização em tempo real

Destaque para a opção “Print Preview”, que permite que o usuário confira uma prévia da página ao mesmo tempo em que digita na barra de endereços, sem a necessidade de pressionar Enter. As opções “Disable outdated plug-ins” e “XSS Auditor” aumentam sua segurança ao desativar plug-ins com conhecidas falhas de segurança e inibir a ação de sites maliciosos respectivamente.


Já se o seu computador conta com uma boa placa de vídeo, utilize-a para tornar mais rápida sua navegação com as alternativas “GPU Accelerated Compositing” e “GPU Accelerated Canvas 2D”. Finalmente, “Check for known conflicts with 3rd party modules” verifica se algum programa em segundo plano é incompatível com o navegador e previne travamentos.

Vale lembrar que, assim como alertado pelo about:flags, tais opções ainda não estão finalizadas e podem mudar, quebrar ou desaparecer a qualquer instante. Com a devida cautela, não se deixe intimidar pelo aviso e examine a fundo todas suas funcionalidades ocultas do navegador. Somente assim você conhecerá todo o potencial do seu Google Chrome.

Fonte